SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Competitive advantage, creation of value and their effects on financial performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

MOITA, Rodrigo Menon Simões  and  GUERRA, Alexandre. Entradas e Bandeiras: estratégia de interiorização das cadeias de fast-food. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.1, pp. 85-99. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000100007.

O presente trabalho analisa a estratégia de entrada de firmas da indústria de fast-food brasileira em novos mercados. Investigamos quais os atributos de uma cidade que atrai firmas dessa indústria e como firmas de diferentes cadeias interagem nas suas decisões de entrada. Os resultados indicam que as firmas adotam uma estratégia do tipo me-too: uma vez que uma firma entra em um mercado inexplorado, as demais tendem a também entrar nesse mercado. A hipótese do artigo é que há uma incerteza quanto ao potencial de um mercado, e a entrada de uma firma sinaliza para as demais que esse potencial é elevado Os ganhos da descoberta e da entrada em um novo mercado com alto potencial dissipam-se rapidamente com a entrada das firmas seguidoras, concedendo uma vantagem temporária para a firma pioneira.

Keywords : Modelos de entrada; cadeais de fast-food; estratégia me-too; organização industrial; estratégia competitiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese