Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Revista de Administração de Empresas
Print version ISSN 0034-7590
Abstract
SCUMPARIM, Daniel and SACOMANO NETO, Mário. Recursos, controle e autonomia na gestão internacional de serviços de uma empresa de TI e subsidiárias. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.4, pp.407-420. ISSN 0034-7590. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000400004.
Este estudo analisa as características da Gestão de Serviços Globalmente Integrada (GSGI) de uma multinacional de tecnologia de informação e subsidiárias. O estudo também explora: 1) como a matriz gerencia os recursos e lida com o paradoxo do controle e autonomia das subsidiárias e 2) algumas diferenças entre a GSGI e outros modelos de gestão internacionais: exportação de serviços, multinacionais e transnacionais. Para realizar a pesquisa, foi acompanhada a implantação da GSGI na matriz e subsidiária de uma empresa do setor de tecnologia da informação. A metodologia da pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, realizada por meio de um estudo de caso na matriz e subsidiária. A coleta de dados foi por meio de entrevistas realizada com 25 executivos da matriz americana e da subsidiária brasileira. Os resultados revelam que a adoção da GSGI gera um relativo aproveitamento dos recursos, estimulando competências locais, e ainda combina mecanismos de controle da matriz com a autonomia e independência das subsidiárias.
Keywords : Gestão de serviços globalmente integrada; modelos de internacionalização; tecnologia de informação; redes de subsidiárias; recursos e autonomia das subsidiárias.