SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue4Business networks and their effects on tourismCompetitiveness of nations: review of the metric used by the World Economic Forum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

SCUMPARIM, Daniel  and  SACOMANO NETO, Mário. Recursos, controle e autonomia na gestão internacional de serviços de uma empresa de TI e subsidiárias. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.4, pp.407-420. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000400004.

Este estudo analisa as características da Gestão de Serviços Globalmente Integrada (GSGI) de uma multinacional de tecnologia de informação e subsidiárias. O estudo também explora: 1) como a matriz gerencia os recursos e lida com o paradoxo do controle e autonomia das subsidiárias e 2) algumas diferenças entre a GSGI e outros modelos de gestão internacionais: exportação de serviços, multinacionais e transnacionais. Para realizar a pesquisa, foi acompanhada a implantação da GSGI na matriz e subsidiária de uma empresa do setor de tecnologia da informação. A metodologia da pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, realizada por meio de um estudo de caso na matriz e subsidiária. A coleta de dados foi por meio de entrevistas realizada com 25 executivos da matriz americana e da subsidiária brasileira. Os resultados revelam que a adoção da GSGI gera um relativo aproveitamento dos recursos, estimulando competências locais, e ainda combina mecanismos de controle da matriz com a autonomia e independência das subsidiárias.

Keywords : Gestão de serviços globalmente integrada; modelos de internacionalização; tecnologia de informação; redes de subsidiárias; recursos e autonomia das subsidiárias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License