SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue4Business networks and their effects on tourismCompetitiveness of nations: review of the metric used by the World Economic Forum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

SCUMPARIM, Daniel  and  SACOMANO NETO, Mário. Recursos, controle e autonomia na gestão internacional de serviços de uma empresa de TI e subsidiárias. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.4, pp. 407-420. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000400004.

Este estudo analisa as características da Gestão de Serviços Globalmente Integrada (GSGI) de uma multinacional de tecnologia de informação e subsidiárias. O estudo também explora: 1) como a matriz gerencia os recursos e lida com o paradoxo do controle e autonomia das subsidiárias e 2) algumas diferenças entre a GSGI e outros modelos de gestão internacionais: exportação de serviços, multinacionais e transnacionais. Para realizar a pesquisa, foi acompanhada a implantação da GSGI na matriz e subsidiária de uma empresa do setor de tecnologia da informação. A metodologia da pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, realizada por meio de um estudo de caso na matriz e subsidiária. A coleta de dados foi por meio de entrevistas realizada com 25 executivos da matriz americana e da subsidiária brasileira. Os resultados revelam que a adoção da GSGI gera um relativo aproveitamento dos recursos, estimulando competências locais, e ainda combina mecanismos de controle da matriz com a autonomia e independência das subsidiárias.

Keywords : Gestão de serviços globalmente integrada; modelos de internacionalização; tecnologia de informação; redes de subsidiárias; recursos e autonomia das subsidiárias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese