SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4Competitividade das nações: análise da métrica utilizada pelo World Economic ForumDividendos e efeito clientela: evidências no mercado brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590

Resumo

SANTI, Rodrigo de  e  LUCINDA, Cláudio R.. Análise hedônica de celulares vendidos com plano de serviço pós-pago no Brasil. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.4, pp. 435-447. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000400006.

O objetivo deste artigo é analisar os determinantes dos preços dos aparelhos celulares vendidos com planos de serviço, usando a metodologia de preços hedônicos. Neste sentido, foi construída uma base de dados compreendendo 48 modelos de aparelhos, em nove categorias de planos de serviço, durante 53 semanas em 2008, com 27 atributos diferentes totalizando quase 300,000 registros de dados. Os resultados indicam que o valor da assinatura mensal e dos minutos de chamadas são importantes para explicar os preços do aparelho. Além do mais tanto o volume físico quanto o número de megapixels de uma câmera possuem efeitos sobre os preços. Quanto maior o aparelho, mais barato ele é, e quantos mais megapixels a câmera possui, mais caro o aparelho se torna. Outra verificação encontrada é que em 2008 as operadoras brasileiras subsidiaram celulares habilitados com conexão de dados.

Palavras-chave : Celulares; preços hedônicos; planos de serviço pós-pagos; telecomunicações; atributos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · pdf em Inglês