SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue6Do Brazilians like crowding?: the impact of human density on purchase behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

ALVES, Carlos Alberto; VAROTTO, Luís Fernando  and  GONCALVES, Marcelo Neves. Objetivos e métodos de preço no varejo: estudo na zona sul de São Paulo. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.6, pp. 595-612. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000600003.

No varejo existe uma complexa tarefa na formulação das estratégias de precificação. Enquanto os objetivos de preço fornecem uma direção geral para ação, os métodos de precificação são procedimentos pelos quais as organizações atingem suas decisões de preços. O escopo deste trabalho é explorar os objetivos de preços do varejo juntamente com os métodos que adota para precificar, investigando se os objetivos estão associados aos métodos. A pesquisa mostra que as empresas da amostra estão fundamentalmente perseguindo objetivos quantitativos em vez de qualitativos, com uma forte ênfase na realização de vendas e lucros, seguido pelo desenvolvimento de mercado. Outro ponto relevante na discussão das estratégias de varejo: as empresas da amostra parecem dar menor importância a métodos de orientação ao cliente e empregam com mais frequência o método tradicional de custos.

Keywords : Marketing; marketing de varejo; estratégia varejista; objetivos de preço; métodos de preço.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese