SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue6Retail pricing strategies: study in the south zone of São PauloEffect of factors related to merchandising on retail sales author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

BRANDAO, Marcelo Moll  and  PARENTE, Juracy. Brasileiro gosta de "muvuca"?: impacto da densidade humana no comportamento de compra. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.6, pp. 613-627. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000600004.

Este estudo investigou como as variações de densidade humana nas lojas afetam a percepção de crowding e a satisfação dos consumidores. Por meio de dois experimentos, testou-se como a relação entre a densidade e as respostas dos consumidores é moderada pelas variáveis: familiaridade, habilidade de avaliar a estética de uma loja e nível de renda dos consumidores. Os testes revelaram que, enquanto o aumento da familiaridade amortece reações negativas ao crowding, o aumento do nível perspicácia estética agrava a reação negativa do consumidor. Não houve diferenças significativas nas respostas entre os níveis de baixa e média densidade humana, mas verificou- -se aumento das reações negativas na alta densidade. Diferenças nas reações de consumidores de baixa e da alta renda não foram observadas. O trabalho traz sugestões gerenciais e oferece uma contribuição teórica para o melhor entendimento do fenômeno de crowding, e sugere caminhos para a continuidade da sua investigação.

Keywords : Densidade humana no varejo; crowding; renda; familiaridade; perspicácia estética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese