SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue6Do Brazilians like crowding?: the impact of human density on purchase behaviorTrade marketing in convenience stores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

FEIJO, Fabrício Rodrigues  and  BOTELHO, Delane. Efeito dos fatores de merchandising nas vendas do varejo. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.6, pp. 628-642. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000600005.

Os estudos de Mehrabian e Russel (1974) foram fundamentais para a disseminação da ideia de que os elementos ambientais do ponto de venda causam reações emocionais que resultam em comportamentos pouco explicáveis sob o ponto de vista cognitivo. Nesse sentido, assume papel importante a implementação do merchandising, que objetiva a adequada apresentação do ambiente de loja e exposição de produtos de modo a favorecer a atividade de compra. Este artigo investiga o efeito dos fatores de merchandising nas vendas de varejo. Foi realizado um estudo com dois grupos de lojas: o experimental - em que se aplicaram fatores de merchandising, e o de controle - em que tais fatores permaneceram inalterados.A análise dos resultados confirmou o efeito na receita. O incremento na receita pode ser um indicador de que fatores de merchandising exercem influência nos critérios de escolha da loja e no comportamento do consumidor sob determinado ambiente de venda.

Keywords : Merchandising; fatores de design; varejo; comportamento de compra; marketing.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese