SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue6Effect of factors related to merchandising on retail salesInfluence of discount price announcements on consumer's behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

ALMEIDA, Victor Manoel Cunha de; PENNA, Leonardo Siano; SILVA, Gilberto Figueira da  and  FREITAS, Flávia D'Albergaria. Trade marketing no setor de lojas de conveniência. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.6, pp. 643-656. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000600006.

O estudo objetiva descrever as motivações para a adoção do trade marketing no setor de lojas de conveniência, bem como suas atribuições e posição na estrutura organizacional. Utilizou-se o estudo de casos múltiplos para investigar as motivações e práticas de quatro redes de lojas de conveniência, além de cinco fabricantes indicados pelas redes pesquisadas. Constatou-se que a existência de uma área formal de trade marketing não é condição suficiente para garantir a colaboração entre os fabricantes e os varejistas de lojas de conveniência. As ações de trade marketing são desenvolvidas e negociadas com o franqueador, todavia sua execução ocorre na instância do franqueado. Trata-se, portanto, de uma relação tripartite (tríade) composta por fabricante, franqueador das lojas de conveniência e seus franqueados.

Keywords : Trade marketing; lojas de conveniência; franqueador; franqueado; bens de consumo de alto giro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese