SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue2A North American school overseas?: historiography of EAESPMultilevel and multidimensional scale for online trust author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

MORENO JUNIOR, Valter de Assis; CAVAZOTTE, Flávia de Souza Costa Neves  and  ARRUDA, Ricardo Reis. Conhecimento compartilhado, recursos de TI e desempenho de processos de negócios. Rev. adm. empres. [online]. 2014, vol.54, n.2, pp.170-186. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020140205.

Esta pesquisa investiga os efeitos de recursos e capacidades associados à Tecnologia da Informação (TI), e do conhecimento compartilhado entre gestores das áreas de TI e de negócios, no alinhamento operacional entre essas áreas e, por conseguinte, no desempenho de processos de negócios. O estudo baseia-se em dados coletados nas áreas de TI e de retaguarda (back office) de 39 empresas prestadoras de serviços do Rio de Janeiro. Resultados observados por meio da análise de equações estruturais sugerem que o alinhamento operacional afeta positivamente o desempenho de processos de back office, e este, a satisfação de seus clientes. Embora recursos e capacidades de TI, assim como o compartilhamento de conhecimento, não tenham efeito direto sobre o nível de alinhamento operacional, quanto maior o compartilhamento de conhecimento entre as áreas de TI e de negócio, mais intensa e positiva a associação entre a flexibilidade da infraestrutura de TI e o alinhamento operacional entre as áreas. O artigo discute as implicações teóricas e práticas dessas observações.

Keywords : Conhecimento compartilhado; alinhamento operacional entre TI e negócio; recursos e capacidades de TI; visão baseada em recursos (VBR); processos de negócios.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License