SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número5COMO GESTORES HOSPITALARES UTILIZAM INDICADORES DE DESEMPENHO?CESSÃO DE CRÉDITO E RESTRIÇÃO DE CAPITAL: UM ESTUDO COM BANCOS BRASILEIROS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590

Resumo

ALVES, ANA PAULA FERREIRA  e  NASCIMENTO, LUIS FELIPE MACHADO DO. GREEN SUPPLY CHAIN: PROTAGONISTA OU COADJUVANTE NO BRASIL?. Rev. adm. empres. [online]. 2014, vol.54, n.5, pp.510-520. ISSN 0034-7590.  https://doi.org/10.1590/S0034-759020140505.

Questões ambientais passaram a ser introduzidas com maior frequência nos negócios empresariais. Quanto à cadeia de suprimentos, Green Supply Chain Management (GSCM) surge como novo enfoque à responsabilidade das empresas com o meio ambiente. Este artigo objetiva analisar a difusão do conceito e das práticas de GSCM no cenário brasileiro. Para tanto, foram realizadas entrevistas com especialistas do tema cadeia de suprimentos na área de Administração no Brasil. Os resultados indicam que as razões para o lento desenvolvimento do conceito podem relacionar-se com características do mercado nacional, foco empresarial em aspectos internos, falta de legislação rígida e baixa pressão dos consumidores. Especialistas percebem, entretanto, boas perspectivas para o futuro das discussões da temática no País, em virtude da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, de pressões do mercado internacional e da busca por certificação ambiental. Este estudo procurou fomentar novas discussões sobre GSCM no Brasil.

Palavras-chave : Green Supply Chain Management; cadeia de suprimento verde; gestão ambiental na cadeia de suprimentos; sustentabilidade; cenário brasileiro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )