Collaborative Planning Forecasting Replenishment (CPFR) |
Attaran e Attaran (2007)Attaran, M., & Attaran, S. (2007). Collaborative supply chain management: The most promising practice for building efficient and sustainable supply chains. Business Process Management Journal, 13(3), 390-404. doi:10.1108/14637150710752308 https://doi.org/10.1108/1463715071075230...
Bailey e Francis (2008)Bailey, K., & Francis, M. (2008). Managing information flows for improved value chain performance. International Journal of Production Economics, 111(1), 2-12. doi:10.1016/j.ijpe.2006.11.017 https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2006.11.0...
Cassivi (2006) Chan e Zhang (2011) Chang et al. (2007) Choi e Suresh (2010) Danese (2007)Danese, P. (2007). Designing CPFR collaborations: Insights from seven case studies. International Journal of Operations & Production Management, 27(2), 181-204. doi:10.1108/01443570710720612 https://doi.org/10.1108/0144357071072061...
Disney, Naim, e Potter (2004) Du et al. (2009) Fliedner (2003)Fliedner, G. (2003). CPFR: An emerging supply chain tool. Industrial Management & Data Systems, 103(1), 14-21. doi:10.1108/02635570310456850 https://doi.org/10.1108/0263557031045685...
Pramatari (2007) Ramanathan (2012)Ramanathan, U. (2012). Supply chain collaboration for improved forecast accuracy of promotional sales. International Journal of Operations & Production Management, 32(6), 676-695. doi:10.1108/01443571211230925 https://doi.org/10.1108/0144357121123092...
Sari (2008)Sari, K. (2008). On the benefits of CPFR and VMI: A comparative simulation study. International Journal of Production Economics, 113(2), 575-586. doi:10.1016/j.ijpe.2007.10.021 https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2007.10.0...
Son e Chwen (2008) Sparks e Beverly (2003) Thron, Nagy, e Gabor (2007) Thron, Nagy, e Wassan (2006) Vivaldini, Pires, e Souza (2010)Vivaldini, M., Pires, S. R. I., & Souza, F. B. (2010). Importância dos fatores não-tecnológicos na implementação do CPFR. RAC-Revista de Administração Contemporânea, 14(2), 289-309. doi: 10.1590/S1415-65552010000200007 https://doi.org/10.1590/S1415-6555201000...
Vivaldini, Souza, e Pires (2008) Whipple e Russell (2007) Yao et al. (2013) |
Planejamento colaborativo da demanda final e da reposição dos estoques entre os participantes. Possui uma complexidade de implementação devido ao escopo da metodologia. É o método colaborativo mais completo e proativo, configurando-se como uma extensão das demais iniciativas como ECR, VMI e CR. |
Vendor Management Inventory (VMI) |
Bailey e Francis (2008)Bailey, K., & Francis, M. (2008). Managing information flows for improved value chain performance. International Journal of Production Economics, 111(1), 2-12. doi:10.1016/j.ijpe.2006.11.017 https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2006.11.0...
Barratt (2003) Borade, Kannan, e Bansod (2013) Choi e Suresh (2010) Danese (2007)Danese, P. (2007). Designing CPFR collaborations: Insights from seven case studies. International Journal of Operations & Production Management, 27(2), 181-204. doi:10.1108/01443570710720612 https://doi.org/10.1108/0144357071072061...
Disney, Naim, e Potter (2004) Pramatari (2007) Sari (2008)Sari, K. (2008). On the benefits of CPFR and VMI: A comparative simulation study. International Journal of Production Economics, 113(2), 575-586. doi:10.1016/j.ijpe.2007.10.021 https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2007.10.0...
Thron, Nagy, e Wassan (2006) Vlist, Kuik, e Verheijen (2007) Whipple e Russell (2007) Yao, Evers, e Dresner (2007) |
O fornecedor realiza todo o gerenciamento dos estoques de seus produtos no cliente. Atua de maneira localizada (entre duas empresas) em uma lógica reativa, pois não considera a previsão de vendas. |
Collaborative Planning (CP) |
Barratt (2003) Barratt (2004) Cassivi (2006) Chiu e Lin (2004) Cuenca et al. (2013) Taghipour e Frayret (2013) Vaart e Wijngaard (2007) |
Método não estruturado e focado na tomada de decisão sobre planos ao longo da CS. Requer maturidade dos agentes para a melhor tomada de decisão. Não foca necessariamente a previsão de demanda. Método baseado em algoritmos como o ERP. |
Efficiente Consumer Response (ECR) |
Bailey e Francis (2008)Bailey, K., & Francis, M. (2008). Managing information flows for improved value chain performance. International Journal of Production Economics, 111(1), 2-12. doi:10.1016/j.ijpe.2006.11.017 https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2006.11.0...
Disney, Naim, e Potter (2004) Sparks e Beverly (2003) Whipple e Russell (2007) |
Método estruturado em quatro pilares: reposição, seleção, promoção e introdução de novos produtos. Caracterizado como reativo à demanda. Possui como processo-chave o gerenciamento por categorias e a reposição contínua de produtos. Objetivo é buscar padrões comuns, eficiência em toda a CS e melhor serviço ao consumidor. |
e-Collaboration |
Cassivi (2006) Chan, Chong, e Zhou (2012)Chan, F. T. S., Chong, A. Y., & Zhou, L. (2012). An empirical investigation of factors affecting e-collaboration diffusion in SMEs. International Journal of Production Economics, 138(2), 329-344. doi:10.1016/j.ijpe.2012.04.004 https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2012.04.0...
Chong, Ooi, e Sohal (2009) |
Método não estruturado e dependente de ferramentas de colaboração. Permite a integração dos processos de negócio e compartilhamento de informações entre os membros da CS. Aproveita a internet para criar e manter uma comunidade de negócios interativos de parceiros, fornecedores e clientes. |
Quick Response (QR) |
Choi e Sethi (2010) Sparks e Wagner (2003) |
Iniciativa que surgiu na indústria de confecções com objetivo de integrar fornecedores e varejistas na reposição de estoques. Característica reativa à demanda e de simples implementação. |
Collaborative Agent Time (CAT) |
Carle, Martel, e Zufferey (2012) |
Método metaheurístico híbrido baseado no conceito de equipes de agentes assíncronos (A-Teams). O método é voltado para solucionar problemas complexos de projetos e operação de fornecedores, produção e distribuição. O CAT tem caráter de solucionar problemas, e não de trabalhar na sincronização da CS. |
Contínuos Replenishment (CR) |
Barratt (2003) Pramatari (2007) Whipple e Russell (2007) |
O objetivo é criar maior controle sobre os níveis de estoques nos varejistas e pode ser caracterizado como um dos processos de ECR, mas com reposição contínua. O CRP é um passo além ao VMI, pois considera a previsão de vendas e a demanda histórica. |
Value chain analysis (VCA) |
Simons e Bourlakis (2008) |
Voltado para a otimização operacional. Método busca constantemente a identificação dos gargalos e desperdícios que dificultam o funcionamento da CS. Pouco voltado para a coordenação da CS. |
Generic Product Family Model (GPF) |
Jiao e Helander (2006) |
Focado na customização em massa com avaliação e geração de ordens de produtos customizados. A coordenação da CS não contempla, neste método, fatores como estratégias de reposição de estoques e previsão de demanda. |
Collaborative Transportation Management (CTM) |
Chan e Zhang (2011) |
Focado na interação dos participantes da CS para agilizar entregas e reduzir custos logísticos. Focado na logística e voltado mais para otimização do que coordenação da CS. |
Virtual e-Chain (VeC) |
Manthou, Vlachopoulou, e Folinas (2004)Manthou, V., Vlachopoulou, M., & Folinas, D. (2004). Virtual e-Chain (VeC) model for supply chain collaboration. International Journal of Production Economics, 87(3), 241-250. doi:10.1016/S0925-5273(03)00218-4 https://doi.org/10.1016/S0925-5273(03)00...
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Desenvolvido para a classificação dos parceiros e identificação de capacidades- chave para estruturar cada relação de colaboração, bem como a avaliação da disponibilidade dos parceiros em colaborar. Integra a infraestrutura técnica e organizacional da CS para facilitar o e-business entre os participantes para identificar e sincronizar as atividades específicas e papéis de cada integrante. O modelo fornece um roteiro para o planejamento, implementação e avaliação da CCS. Pouco voltado para a coordenação da CS. |
Knowledge-based Collaborative (KBCSCM) |
Udin, Khan, e Zairi (2006) |
Focado no aprendizado e conhecimento que busca resolver problemas rotineiros nas CS. Método pouco estruturado e com o uso de ferramentas de aprendizagem. Pouco focado na sistematização da CS. |
Collaborative Forecasting Management (CFM) |
Rodriguez et al. (2008) |
Focado na demanda para a redução dos níveis de estoques. Pouco estruturado em relação ao CPFR e não contempla a reposição de estoques. |
Design for Supply Chain Collaboration (DfC) |
Simatupang e Sridharan (2008) |
Focado na construção de uma CS colaborativa. Não possui características de coordenação da CS, pois esse tópico torna-se esporádico neste método. |