SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2Organizational Studies and Philosophy: Deleuze's contributionBusiness model with a social impact author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590On-line version ISSN 2178-938X

Abstract

RODRIGUES, ANDREA LEITE; BARRICHELLO, ALCIDES  and  MORIN, ESTELLE M.. OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO MULTIMÉTODOS. Rev. adm. empres. [online]. 2016, vol.56, n.2, pp.192-208. ISSN 2178-938X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020160206.

O propósito original deste estudo foi realizar uma análise exploratória do sentido do trabalho para profissionais de enfermagem comparando-os por nível hierárquico (níveis técnico e superior) e por características do ambiente de trabalho. Aplicou-se um questionário estruturado contendo escalas para sentido do trabalho, comprometimento afetivo e estresse no trabalho. Os resultados foram tratados com estatística descritiva, análise fatorial exploratória, análise de correlações e comparação de médias, e confirmaram que o nível hierárquico e o ambiente definem diferenças na percepção do sentido do trabalho e de construtos relacionados a ele. Como o trabalho de campo demandou longas horas de permanência nos hospitais, o estudo foi enriquecido por observações e conversas durante o acompanhamento do serviço. A conjunção de métodos permitiu ampliar o conhecimento sobre fatores que suscitam a experiência de sentido do trabalho em enfermagem. Ele pode emergir de fatores como aumento de empregabilidade, distinção social, conciliação trabalho-família e natureza da relação com gestores e líderes. A perda do sentido, além da queda da produtividade, pode estar associada a comportamentos de resistência ou mesmo de retaliação na forma de absenteísmo e troca de emprego.

Keywords : Sentidos do trabalho; enfermagem; comprometimento afetivo; estresse no trabalho; atenção primária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )