Rede de parceiros • Parceiros • Fornecedores |
Infraestrutura – parceiros (Osterwalder, 2004Osterwalder, A. (2004). The business model ontology: A proposition in a design science approach. 169 f. Tese (Doutorado) - University of Lausanne, Lausanne.; Osterwalder, Pigneur, & Tucci, 2005Teece, D. (2010). Business models, business strategy and inno vation. Long Range Planning, 43(2-3), 172-194. doi:10.1016/j.lrp.2009.07.003 https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.00...
;Osterwalder & Pigneur, 2009Osterwalder, A. , & Pigneur, Y. (2009). Business model generation. Recuperado de www.businessmodelgeneration.com/book
www.businessmodelgeneration.com/book...
). |
Os parceiros podem ser as associações e cooperativas, que possam auxiliar na inserção da empresa ou de um produto em comunidades, atuando como intermediadores entre a empresa e a população de baixa renda ou a comunidade. Como parceiros incluem-se as aceleradoras e incubadoras. |
Constelação de valor - cadeia externa relativa a rede de parceiros (Yunus, Moingeon, & Lehmann-Ortega, 2010Yunus, M., Moingeon, B., & Lehmann-Ortega, L. (2010). Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long Range Planning, 43(2-3), 308-325. doi:10.1016/j.lrp.2009.12.005 https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.12.00...
). |
Os fornecedores são aqueles que fornecem a matéria-prima ou mão de obra para o desenvolvimento dos produtos ou serviços. Eles podem ser empresas privadas, agricultores, bem como produtores locais. Os negócios inclusivos têm como princípio beneficiar ou estimular a inserção das classes C, D e E como fornecedores ou donos de negócio que forneçam matéria-prima. |
Ecossistema – cadeia de valor e rede de parceiros (Michelini & Fiorentino, 2012Michelini, L., & Fiorentino, D. (2012). New business models for cre ating shared value. Social Responsibility Journal, 8(4), 561-577. doi:10.1108/17471111211272129 https://doi.org/10.1108/1747111121127212...
). |
Competências |
Infraestrutura - atividades e recursos chave (Osterwalder, 2004Osterwalder, A. (2004). The business model ontology: A proposition in a design science approach. 169 f. Tese (Doutorado) - University of Lausanne, Lausanne.; Osterwalder, Pigneur, & Tucci, 2005Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Tucci, C. (2005). Clarifying business models: Origins, present and future of the concept. Communications of the Association for Information Systems, 16. Recuperado de http://aisel.aisnet.org/cais/vol16/iss1/1/
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; Osterwalder & Pigneur, 2009Osterwalder, A. , & Pigneur, Y. (2009). Business model generation. Recuperado de www.businessmodelgeneration.com/book
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). |
Esta dimensão objetiva identificar os conhecimentos organizacionais que são necessários para o estabelecimento do negócio, especificando um intervalo de proficiências, conhecimento e habilidades da organização. |
Constelação de valor - cadeia interna as competencias da empresa (Yunus, Moingeon, & Lehmann-Ortega, 2010Yunus, M., Moingeon, B., & Lehmann-Ortega, L. (2010). Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long Range Planning, 43(2-3), 308-325. doi:10.1016/j.lrp.2009.12.005 https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.12.00...
). |
Ecossistema – competencias (Michelini & Fiorentino, 2012Michelini, L., & Fiorentino, D. (2012). New business models for cre ating shared value. Social Responsibility Journal, 8(4), 561-577. doi:10.1108/17471111211272129 https://doi.org/10.1108/1747111121127212...
). |
Proposição de valor • Clientes • Produtos |
Oferta e Clientes (Osterwalder, 2004Osterwalder, A. (2004). The business model ontology: A proposition in a design science approach. 169 f. Tese (Doutorado) - University of Lausanne, Lausanne.; Osterwalder, Pigneur, & Tucci, 2005Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Tucci, C. (2005). Clarifying business models: Origins, present and future of the concept. Communications of the Association for Information Systems, 16. Recuperado de http://aisel.aisnet.org/cais/vol16/iss1/1/
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; Osterwalder & Pigneur, 2009Osterwalder, A. , & Pigneur, Y. (2009). Business model generation. Recuperado de www.businessmodelgeneration.com/book
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). |
Concentra o aspecto voltado para o mercado e o público consumidor, onde os clientes podem ser pessoas de qualquer classe econômica, outras empresas ou portadores de necessidades especiais. |
Proposta de valor (Yunus, Moingeon, & Lehmann-Ortega, 2010Yunus, M., Moingeon, B., & Lehmann-Ortega, L. (2010). Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long Range Planning, 43(2-3), 308-325. doi:10.1016/j.lrp.2009.12.005 https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.12.00...
). |
O produto ou serviço ofertado que pode ser vendido diretamente à população de baixa renda ou ainda ser vendido a outras classes econômicas ou empresas, mas produzido por pessoas de baixa renda, sendo uma solução para um problema social uma vez que traz como resultado a geração de renda (exemplo dos negócios inclusivos). |
Proposta de valor e Mercado (Michelini & Fiorentino, 2012Michelini, L., & Fiorentino, D. (2012). New business models for cre ating shared value. Social Responsibility Journal, 8(4), 561-577. doi:10.1108/17471111211272129 https://doi.org/10.1108/1747111121127212...
). |
Equação de lucro econômico • Custos • Receita |
Aspectos Financeiros (Osterwalder, 2004Osterwalder, A. (2004). The business model ontology: A proposition in a design science approach. 169 f. Tese (Doutorado) - University of Lausanne, Lausanne.;Osterwalder, Pigneur, & Tucci, 2005Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Tucci, C. (2005). Clarifying business models: Origins, present and future of the concept. Communications of the Association for Information Systems, 16. Recuperado de http://aisel.aisnet.org/cais/vol16/iss1/1/
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; Osterwalder & Pigneur, 2009Osterwalder, A. , & Pigneur, Y. (2009). Business model generation. Recuperado de www.businessmodelgeneration.com/book
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). |
A estrutura de custos resume as consequências monetárias dos meios utilizados pela empresa para operar o modelo de negócios. O modelo de receita descreve a forma como uma empresa ganha dinheiro através das fontes de geração de receita do negócio. |
Equação de lucro economico (Yunus, Moingeon, & Lehmann-Ortega, 2010Yunus, M. (2010). Criando um negócio social: Como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier.). |
Aspectos Financeiros (Michelini & Fiorentino, 2012Michelini, L., & Fiorentino, D. (2012). New business models for cre ating shared value. Social Responsibility Journal, 8(4), 561-577. doi:10.1108/17471111211272129 https://doi.org/10.1108/1747111121127212...
). |
Equação do lucro social • Impactado • Benefício social |
Equação de lucro social (Yunus, Moingeon, & Lehmann-Ortega, 2010Yunus, M., Moingeon, B., & Lehmann-Ortega, L. (2010). Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long Range Planning, 43(2-3), 308-325. doi:10.1016/j.lrp.2009.12.005 https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.12.00...
). |
O impactado representa o público que recebe o benefício, identificando se ele é impactado como cliente, se o impactado encontra-se na comunidade (geração de renda ou emprego), podem ser impactados ainda os portadores de necessidades especiais ou o meio ambiente. O benefício social é o benefício que o negócio proporciona, podendo ser social ou ambiental. O indicador de que benefícios sociais um modelo de negócio gera é importante para a empresa saber se está atingindo os objetivos propostos quando da abertura do negócio, e também para investidores interessados em apoiar iniciativas com de impacto social. Para a classificação desses benefícios sociais, a referência a ser utilizada possui base nos indicadores propostos pelo IRIS (2014) – um catálogo internacional de métricas de desempenho utilizado pelos principais investidores em negócios geradores de impacto social, para medir o sucesso ambiental, social e/ou financeiro de um negócio. |
Esta dimensão e a menos explicitada nos modelos revisitados, sendo uma contribuição desta proposta dar destaque a tais elementos. |