SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1Estratégias de coopetição na educação superior brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590versão On-line ISSN 2178-938X

Resumo

FARIA, FERNANDO DE ABREU; MACADA, ANTONIO CARLOS GASTAUD  e  KUMAR, KULDEEP. MODELO ESTRUTURAL DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO PARA BANCOS. Rev. adm. empres. [online]. 2017, vol.57, n.1, pp.79-95. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020170107.

A indústria bancária é reconhecida por ser uma das que mais investem em tecnologia da informação (TI) no Brasil e no mundo, por possuir processos de negócios bem definidos e por ser dinâmica na adoção de novas tecnologias e processos. Nesse contexto, com os dados provenientes de uma pesquisa survey, realizada com os executivos de TI de bancos que atuam no Brasil, foi testado um modelo de regressão estrutural de governança da informação (GI). O objetivo do trabalho é validar um modelo de GI para os bancos. Os resultados permitiram concluir que, na percepção dos executivos de TI que participaram da pesquisa, os fatores da GI - políticas, sistemas (SI/TI) e estrutura - têm efeitos diretos e indiretos sobre o valor.

Palavras-chave : Governança da informação; executivos de tecnologia da informação; bancos; modelagem de equações estruturais; modelo de mensuração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )