SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número3APRESENTAÇÃO DO CHEF NA VIDA COTIDIANA: SOCIALIZAÇÃO DOS CHEFS EM LIMA, PERU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590versão On-line ISSN 2178-938X

Resumo

RIESZ, LEELA. CONVIVÊNCIA: UMA SOLUÇÃO PARA A TENSÃO DE Halal/ CARNE DE PORCO NA ESPANHA?. Rev. adm. empres. [online]. 2018, vol.58, n.3, pp.222-232. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020180303.

Este trabalho ilumina a conexão entre hábitos alimentares e forjamento de identidade no contexto da imigração na Espanha. A preocupação dos muçulmanos marroquinos e paquistaneses com a manutenção de práticas alimentares halal entra em conflito com a dependência e celebração do presunto ibérico na Espanha. Esse "conflito de duas culturas alimentares", o que conceituo como um binário halal/carne de porco, pode ser rastreado até a reconquista espanhola no século XV. No entanto, o res tabelecimento atual dos proprietários de restaurantes marroquinos da narrativa da convivência (coexistência), sua ênfase numa identidade coletiva de Andaluzia e sua "tapasização" e "halalização" de alimentos marro quinos muçulmanos e espanhóis servem como soluções possíveis para essa tensão. Este trabalho de identidade nos restaurantes permite-lhes reconciliar as tensões culturais, religiosas e gastronômicas entre muçulmanos e não muçulmanos na Espanha e reescreve os alimentos halal dentro da paisagem alimentar espanhola.

Palavras-chave : Imigrantes; identidade; hábitos alimentares; halal; muçulmanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )