SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número3CONVIVÊNCIA: UMA SOLUÇÃO PARA A TENSÃO DE Halal/ CARNE DE PORCO NA ESPANHA?INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL: RISCOS E OPORTUNIDADES PARA O SETOR DECORRENTES DAS POLÍTICAS DE BEM-ESTAR ANIMAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590versão On-line ISSN 2178-938X

Resumo

LASATER-WILLE, AMY. APRESENTAÇÃO DO CHEF NA VIDA COTIDIANA: SOCIALIZAÇÃO DOS CHEFS EM LIMA, PERU. Rev. adm. empres. [online]. 2018, vol.58, n.3, pp.233-243. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020180304.

Durante as últimas duas décadas, o Peru tem assistido a uma dramática expansão de restaurantes e atenção à sua gastronomia, um fenômeno conhecido como o "boom da gastronomia". Os chefs peruanos tornaram-se celebridades nacionais, e os seus esforços empresariais e culinários foram retratados como um meio de transformar o Peru em uma nação mais próspera. Neste artigo, com base em 16 meses de pesquisa etnográfica em Lima, examinei as práticas de socialização encontradas em duas escolas culinárias, para esclarecer como o trabalho culinário está ligado à formação de pessoas no Peru. Demonstro que os instrutores incentivam os estudantes a evitar práticas de negócios localmente classificadas como "vivo" (desonesto e astucioso) para se tornarem mais organizados. Também incutem nos alunos a importância de ter a ambição necessária para alcançar uma proeminência internacional. Em conjunto, essas lições promovem um modelo para um cidadão peruano jovem e saudável, cuja combinação de extroversão e restrição exemplifica o potencial do Peru na economia global.

Palavras-chave : Educação culinária; socialização; empreendedorismo; Peru; gastronomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )