SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue3ANIMAL-DERIVED FOOD INDUSTRY: RISKS AND OPPORTUNITIES DUE TO FARM ANIMAL WELFARELEGITIMACY AS A BARRIER: AN ANALYSIS OF BRAZILIAN PREMIUM COCOA AND CHOCOLATE LEGITIMATION PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590On-line version ISSN 2178-938X

Abstract

BOAVENTURA, PATRICIA SILVA MONTEIRO; ABDALLA, CARLA CAIRES; ARAUJO, CECILIA LOBO  and  ARAKELIAN, JOSÉ SARKIS. COCRIAÇÃO DE VALOR NA CADEIA DO CAFÉ ESPECIAL: O MOVIMENTO DA TERCEIRA ONDA DO CAFÉ. Rev. adm. empres. [online]. 2018, vol.58, n.3, pp.254-266. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020180306.

O Brasil participa em aproximadamente 29% da exportação mundial de café, sendo 15% de "café especial". A maior parte da exportação é composta por café commodity, influenciando a orientação da cadeia de valor por um paradigma de troca. Esse cenário tem mudado com a introdução de cafeterias especializadas, cápsulas para consumo domiciliar e demanda por um produto mais artesanal. Um paradigma de criação de valor ao longo da cadeia passa a impulsionar processos de produção, com objetivo não apenas de diferenciação por meio de grãos e processos superiores, mas também de experiências únicas construídas. Este artigo foi desenvolvido por meio de análise de conteúdo de 15 anos de notícias de dois jornais brasileiros. Além disso, foram entrevistados proprietários de cafeterias, produtores de café, cooperativas, intermediários e reguladores. Concluímos que a cadeia de valor passa por desafios para atingir uma mudança com objetivo de maior geração de valor em uso para todos os envolvidos.

Keywords : Cafés especiais; cocriação; cadeia de valor; valor em uso; valor de relacionamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )