SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue3VALUE CO-CREATION IN THE SPECIALTY COFFEE VALUE CHAIN: THE THIRD-WAVE COFFEE MOVEMENTENTREPRENEURSHIP AS ACTIVISM? RESISTING GENTRIFICATION IN OAKLAND, CALIFORNIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590On-line version ISSN 2178-938X

Abstract

VIOTTO, MARINA HENRIQUES; SUTIL, BRUNO  and  ZANETTE, MARIA CAROLINA. LEGITIMIDADE COMO UMA BARREIRA: ANÁLISE DO PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DO CACAU E CHOCOLATE PREMIUM BRASILEIROS. Rev. adm. empres. [online]. 2018, vol.58, n.3, pp.267-278. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020180307.

Como um produto pode ser legitimado quando seu processo de legitimação inclui outro produto legítimo como barreira? Para responder a essa pergunta, realizamos uma teorização de processo utilizando artigos de jornal e entrevistas em profundidade no contexto dos mercados brasileiros de cacau e chocolate premium. Descobrimos que o processo de legitimação envolve a interação de diferentes atores focados na construção de legitimidade cultural-cognitiva, apoiada principalmente pela legitimidade normativa. Nesse processo, a mídia aparece como um importante aliado do mercado, educando os consumidores. Utilizamos teoria institucional para mostrar que abordar outros produtos legítimos e a interação dos atores é essencial para entender o processo de legitimação.

Keywords : Legitimação; barreira de legitimidade; desenvolvimento de mercado; chocolate premium; cacau premium.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )