SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Sectorial competitiveness forums and public policy articulation: the recent experience of the textile and garment production chainA new management model for science, technology and innovation in the Department of Science and Technology policy (1995-2002) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

PIRES, José Calixto de Souza  and  MACEDO, Kátia Barbosa. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Rev. Adm. Pública [online]. 2006, vol.40, n.1, pp. 81-104. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122006000100005.

Este artigo apresenta e discute conceitos e abordagens que contribuem para a compreensão de aspectos e traços relacionados à cultura organizacional de organizações públicas no Brasil. Inicialmente, são tratados os conceitos e diferentes abordagens de cultura e cultura organizacional, especificamente de Fleury, Frost, Schein e Hofstede. A seguir, o artigo aborda a cultura de organizações públicas, apresentando um pequeno histórico das organizações públicas no Brasil, bem como seus conceitos e características, entre as quais se destacam a burocracia, o autoritarismo centralizado, o paternalismo, a descontinuidade e a ingerência política. Essas características interferem no modo como os trabalhadores atuam nessas organizações, observando-se o apego às regras e rotinas, a supervalorização da hierarquia, o paternalismo nas relações e o apego ao poder. Isso é importante na definição dos processos internos, na relação com inovações e mudança, na formação dos valores e crenças organizacionais e nas políticas de recursos humanos. Na conclusão, o artigo salienta os aspectos fundamentais a serem considerados ao se lidar com a cultura de organizações públicas no Brasil.

Keywords : cultura; cultura organizacional; organizações públicas no Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese