SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número5Educação fiscal: premissa para melhor percepção da questão tributáriaRelacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612versão On-line ISSN 1982-3134

Resumo

CARVALHO, Márcio André de. Como o logrolling pode explicar o fracasso da coalizão governamental no Brasil. Rev. Adm. Pública [online]. 2006, vol.40, n.5, pp.865-882. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122006000500006.

Este artigo apresenta uma análise do comportamento dos deputados federais brasileiros na Câmara entre 1995 e 1998, quando várias emendas constitucionais foram apresentadas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. O objetivo é mostrar que a falta de uma coalizão governamental (ou bloco governamental) estável resultou em custos para a sociedade que não foram previstos pelo governo. O argumento usado é que o logrolling - troca estratégica de votos - foi a estratégia utilizada pelo governo para garantir o número de votos necessários para aprovar as emendas. Assim, na tentativa de se garantir o número mínimo de votos, o governo criou um sistema no qual os deputados apenas votariam com ele se tivessem algum tipo de retorno em troca dos seus votos.

Palavras-chave : logrolling; troca de votos; votos estratégicos; bancada governista; coalizão; Câmara dos Deputados; emendas à Constituição; governo FHC; public choice; teoria da escolha racional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons