SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue5Communion economy and learning: an epistemic viewCompetitiveness management and public policies for workforce qualification: the case of the Paula Souza Center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

ASSIS, Renato Linhares de  and  ROMEIRO, Ademar Ribeiro. O processo de conversão de sistemas de produção de hortaliças convencionais para orgânicos. Rev. Adm. Pública [online]. 2007, vol.41, n.5, pp. 863-885. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122007000500004.

Este artigo analisa o processo de conversão para a olericultura orgânica por meio de estudos de caso junto a agricultores com comercialização em supermercados ou feiras específicas, constatando que o Estado sempre esteve à margem do processo de difusão da agricultura orgânica, determinando o estabelecimento de uma cultura de "independência" por parte desse setor produtivo. Pelo fato de a produção de hortaliças exigir um contato constante com o mercado e o processo de inovação tecnológica, há uma baixa demanda de apoio por parte pelos agricultores, independentemente do estrato socioeconômico. O artigo mostra também que ações públicas destinadas a promover a conversão para sistemas orgânicos têm maior receptividade junto a produtores familiares, em função da maior exigência por mão-de-obra na agricultura orgânica em relação à convencional, resultando em maiores custos monetários para os que recorrem à mão-de-obra contratada.

Keywords : agricultura orgânica; difusão de tecnologia; políticas públicas; horticultura; agroecologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese