SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Quality perception in public health services: a case studyMethodological pluralism and transdisciplinarity in the complexity: a reflection on management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

DINIZ, Eduardo Henrique; BARBOSA, Alexandre Fernandes; JUNQUEIRA, Alvaro Ribeiro Botelho  and  PRADO, Otavio. O governo eletrônico no Brasil: perspectiva histórica a partir de um modelo estruturado de análise. Rev. Adm. Pública [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 23-48. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122009000100003.

O desenvolvimento do Programa de Governo Eletrônico brasileiro foi iniciado em 2000, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, e atravessa hoje a terceira gestão de dois diferentes governos. Embora a perspectiva tecnológica tenha alta relevância na análise histórica desse programa, este artigo propõe uma abordagem metodológica para a análise do Programa de Governo Eletrônico apoiada em um modelo de referência que incorpora as suas diversas etapas de desenvolvimento, seus atores, suas relações e fatores intervenientes. A validação do modelo foi feita por meio de levantamento empírico, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com atores-chave do processo.

Keywords : governo eletrônico; políticas públicas; tecnologia de informação e comunicação; avaliação de programas de governo; modelo de análise de e-gov.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese