SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1The mobile telephony sector in Brazil after PMS: operators' strategies and landline-mobile convergenceLearning with narratives in a study about reflectivity and entrepreneurial articulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

SAMPAIO, Rosely Moraes  and  LANIADO, Ruthy Nadia. Uma experiência de mudança da gestão universitária: o percurso ambivalente entre proposições e realizações. Rev. Adm. Pública [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 151-174. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122009000100008.

Este artigo analisa uma experiência de mudança e modernização da gestão administrativa universitária, observando a relação entre iniciativas, proposições e efetivação de projetos, considerando o padrão dos valores culturais que facilitam ou não um processo de mudança na gestão. Para tanto, pesquisou-se duas propostas de modernização para a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, elaboradas entre 1999 e 2001. O estudo de caso se apoiou em análise documental e entrevistas com os gestores envolvidos nos projetos. A interpretação das informações obtidas revela que valores culturais e padrões de conduta dos atores influenciam de forma relevante as estruturas conservadoras organizacionais e viabilizam mudanças. O modo como os atores percebem o sentido da mudança e os valores arraigados determinam os limites e o nível de consecução de iniciativas modernizadoras da gestão.

Keywords : gestão administrativa; universidade; cultura; modernização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese