SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1An experience of change in higher education management: the ambivalent course between the proposition and achievementState regulatory frameworks for basic sanitation in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

SA, Marcio Gomes de  and  MELLO, Sérgio Carvalho Benício de. Aprendendo com as narrativas num estudo sobre reflexividade e articulação empreendedora. Rev. Adm. Pública [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 175-205. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122009000100009.

Este artigo apresenta a etapa fundamental e as conclusões de investigação previamente realizada. Chegou-se ao entendimento de que, por meio das narrativas (do ator central do caso estudado e de alguns dos seus principais interagentes) era possível aprender sobre as "experiências de articulação" dos mesmos. Mais que isso, as histórias também poderiam apoiar o aprofundamento ainda necessário (na investigação maior) das questões relacionadas a uma das indagações norteadoras da investigação:"quais são os interesses inerentes a esse tipo de articulação?" Ao observar a narrativa como fonte de aprendizado da experiência, foi possível aprender sobre o fenômeno investigado: a "articulação empreendedora de caráter reflexivo". Ao final, também é apresentada, como fruto da congregação das narrativas ao corpus linguístico constituído, uma tipologia dos principais interesses envolvidos nesse fenômeno.

Keywords : narrativas; reflexividade; articulação empreendedora; metodologia científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese