SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Evaluation perception: a portrait of public management in a higher education institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

BRITO, Lydia Maria Pinto; RIBEIRO, Edinelza Macedo  and  SOUZA, Tereza de. Bois-bumbás de Parintins: síntese metafórica da realidade?. Rev. Adm. Pública [online]. 2010, vol.44, n.1, pp. 7-30. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122010000100002.

Este artigo analisa como os atores sociais internos percebem o evento dos bois-bumbás da cidade de Parintins, tendo em vista o valor que tal fenômeno representa para a comunidade local nos aspectos culturais, econômicos e sociais, e por criar um espaço onde os seus integrantes possam refletir, falar e produzir conhecimento sobre sua realidade. Procurou-se identificar a percepção dos atores sociais internos sobre a influência desse fenômeno cultural nas dimensões sistêmica e cultural do desenvolvimento local sustentável (DLS) da cidade de Parintins. Os pressupostos que orientaram o estudo foram: elementos da cultura brasileira estão presentes na cultura local representada pelo contexto dos bois-bumbás; a cultura indígena amazônica dá significado aos elementos que possibilitam a construção dos bois-bumbás; e o boi-bumbá está se transformando em mercadoria subsumida às necessidades do capital. O referencial de análise baseou-se principalmente nos conceitos de DLS, modo de produção capitalista e cultura. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. As conclusões sinalizam para a confirmação dos pressupostos.

Keywords : desenvolvimento local integrado; cultura; boi-bumbá.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese