SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Que fatores de satisfação e motivação estão afetando o desenvolvimento da carreira acadêmica em instituições de ensino superior em Portugal?Assegurando adequação estratégica de empresas que competem globalmente em alianças e redes: propondo o Arcabouço Global SNA (Strategic Network Analysis) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612

Resumo

PIMENTEL, Thiago Duarte; CARRIERI, Alexandre de Pádua; PIMENTEL, Mariana Pereira Chaves  e  BRITO, Mozar José de. "Da basílica à feira... do oásis ao Shoppingleu": a trajetória das metáforas do Jubileu em Congonhas (MG). Rev. Adm. Pública [online]. 2011, vol.45, n.1, pp. 45-66. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122011000100004.

Partindo da agenda de pesquisa em metáfora organizacional defendida por Cornelissen e outros (2008), este trabalho visa explorar a relação entre a elaboração de metáforas e a identidade dos espaços, físico e simbólico, a partir das propostas de análise da identidade do espaço e da análise das embodied metaphors. Para tanto, fezse uma síntese do desenvolvimento do tema até chegar na atual agenda de pesquisa. A análise do discurso serviu para a análise do corpus de 22 entrevistas semiestruturadas realizadas numa feira de um evento religioso em Congonhas (MG). Foram obtidos três grupos de metáforas relacionadas a três espaços distintos, cada um deles com seu traço distintivo e sua característica identitária própria. Pode-se observar que os elementos materiais, além de serem indexadores por excelência da produção de sentidos metafórica, cumprem um papel fundamental de fornecer significados num domínio ontológico. Adicionalmente, conforme afirma Smith (1999), observou-se que as metáforas elaboradas parecem seguir uma trajetória espaço-temporal condizente com as mudanças institucionais.

Palavras-chave : teoria organizacional; metáforas; identidade; espaço; feira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português