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Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612

Resumo

BARBOSA FILHO, Fernando de Holanda  e  PESSOA, Samuel de abreu. A carreira de professor estadual no Brasil: os casos de São Paulo e Rio Grande do Sul. Rev. Adm. Pública [online]. 2011, vol.45, n.4, pp.965-1001. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122011000400004.

O presente artigo, com base nas folhas de pagamentos dos professores das redes públicas estaduais do Rio Grande do Sul (RS) e de São Paulo (SP), mostra que a remuneração dos professores das redes públicas destes estados não está relacionada com o desempenho dos professores, sendo o tempo de serviço o fator determinante na evolução da remuneração. O salário relativo médio de um professor da rede dos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, como fração do PIB, é superior ao encontrado em outros países que são considerados exemplos de bom desempenho escolar. Ou seja, não há evidência de que o salário nestas redes esteja fora da nor-ma tomando como comparação os países da OECD. O artigo mostra, ainda, que o salário médio pago aos professores da ativa é inferior ao benefício médio concedido aos inativos e que estes apresentam um elevado custo na folha de pagamentos dos estados, superior aos 50% no Rio Grande do Sul e 35% em São Paulo. Mais, as regras para aposentadoria dos professores no Brasil são extremamente generosas quando comparadas com outros países do mundo. O artigo finaliza documentando a forte compressão salarial existente no magistério em comparação ao observado no mercado de trabalho gaúcho e paulista para os profissionais com curso superior.

Palavras-chave : salários; professores; setor público; incentivos.

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