SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Learning stages from tax auditors in the context of professional practiceA new vision of retirement acts under the Estate of Rio de Janeiro Audit Court: a tentative case on costs for socioeconomic return author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

NERI, Marcelo Cortes  and  SOARES, Wagner Lopes. Turismo Sustentável e Alivio à Pobreza (Tsap): avaliação de impacto de um programa de desenvolvimento ao turismo no Brasil. Rev. Adm. Pública [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 865-878. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122012000300012.

Este artigo tem como objetivo avaliar os impactos sociais do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) no Nordeste no município de Porto Seguro, Brasil. O método baseia-se na técnica de diferença em diferenças e utilizamos os microdados dos Censos Demográficos de 1991 e 2000. Os resultados sugerem avanços sociais com o alívio à pobreza, sendo os benefícios distribuídos em geral de forma igualitária entre população nativa e migrante. Há uma piora relativa na questão sanitária, que se configura em um sério problema ambiental de médio e longo prazo, cujos custos são em sua maioria absorvidos pela população nativa. Conclui-se que a manutenção do capital natural é o principal problema que afasta o turismo ofertado em Porto Seguro do conceito de sustentabilidade. O artigo também reforça o uso dos estimadores de diferença em diferença como um bom método de avaliação de impactos de políticas públicas no setor.

Keywords : turismo sustentável; pobreza; avaliação de programas; diferença em diferenças; políticas públicas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English