SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Organizational lessons from AntarcticaMechanisms of participation and performance of interest groups in the Brazilian regulatory process: the case of the National Agency of Electrical Energy (Aneel) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

JESUS, Anderson Macedo de  and  MOURAO, Luciana. Conhecimento organizacional em escolas de governo: um estudo comparado. Rev. Adm. Pública [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 939-968. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122012000400003.

Como reflexo de uma tendência que tem ganhado importância crescente nas organizações públicas, privadas e não governamentais do Brasil e do mundo, a temática gestão do conhecimento motivou a realização desta pesquisa, cujo foco imediato é fornecer subsídios para auxiliar organizações públicas como escolas de governo em seus processos de desenvolvimento de conhecimento organizacional. Este conhecimento é criado mediante a interação dos conhecimentos tácito e explícito. A interação entre eles pode ser verificada por meio de quatro conversões, as quais formam um ciclo do conhecimento organizacional: a socialização, a externalização, a combinação e a internalização. O estudo em questão visa apresentar um conjunto de critérios representantes do ciclo de desenvolvimento do conhecimento organizacional e, mediante análise comparada entre sete escolas de governo internacionais e uma nacional, a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), elaborar o desenho de uma estrutura organizacional que maximize o desenvolvimento do conhecimento organizacional em escolas de governo.

Keywords : escolas de governo; análise comparada; conhecimento organizacional; gestão do conhecimento; capital humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese