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Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612

Resumo

JESUS, Anderson Macedo de  e  MOURAO, Luciana. Conhecimento organizacional em escolas de governo: um estudo comparado. Rev. Adm. Pública [online]. 2012, vol.46, n.4, pp.939-968. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122012000400003.

Como reflexo de uma tendência que tem ganhado importância crescente nas organizações públicas, privadas e não governamentais do Brasil e do mundo, a temática gestão do conhecimento motivou a realização desta pesquisa, cujo foco imediato é fornecer subsídios para auxiliar organizações públicas como escolas de governo em seus processos de desenvolvimento de conhecimento organizacional. Este conhecimento é criado mediante a interação dos conhecimentos tácito e explícito. A interação entre eles pode ser verificada por meio de quatro conversões, as quais formam um ciclo do conhecimento organizacional: a socialização, a externalização, a combinação e a internalização. O estudo em questão visa apresentar um conjunto de critérios representantes do ciclo de desenvolvimento do conhecimento organizacional e, mediante análise comparada entre sete escolas de governo internacionais e uma nacional, a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), elaborar o desenho de uma estrutura organizacional que maximize o desenvolvimento do conhecimento organizacional em escolas de governo.

Palavras-chave : escolas de governo; análise comparada; conhecimento organizacional; gestão do conhecimento; capital humano.

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