SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4A Audiência Pública da Saúde: questões para a judicialização e para a gestão de saúde no BrasilPolítica pública inovadora de geração de renda e desenvolvimento local: o caso da Câmara de Animação Econômica da Subprefeitura do Itaim Paulista (CAE-IT), São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612

Resumo

VASCONCELOS, Alexandre Meira de  e  LEZANA, Álvaro Guillermo Rojas. Modelo de ciclo de vida de empreendimentos sociais. Rev. Adm. Pública [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 1037-1058. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122012000400007.

Este artigo apresenta um modelo de ciclo de vida de empreendimentos sociais. Os dados primários foram obtidos em entrevistas com fundadores de 10 empreendimentos sociais de Curitiba (PR) acerca da história de vida da organização. A análise qualitativa dos dados identificou cinco etapas de evolução (Ação Social, Associação, Visibilidade Social, Rede Social e Representatividade Social) com, respectivamente, seis momentos de crise que determinam a passagem para uma etapa posterior (Desequilíbrio Social, Identidade, Foco, Controle, Responsabilização e Ética). O estudo reafirma as diferenças entre o empreendedorismo social e o privado e justifica o tratamento diferenciado entre eles. O modelo pode subsidiar a decisão dos gestores sobre o futuro da organização, bem como de financiadores públicos e privados, gestores de redes sociais, pesquisadores, consultores, administradores públicos, entre outros stakeholders, e abre caminho para outros estudos sobre o tema.

Palavras-chave : empreendedorismo social; ciclo de vida; terceiro setor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · pdf em Português