SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Modelo de ciclo de vida de empreendimentos sociaisGestão-criação: processos indissociáveis nas práticas de um teatro baiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612

Resumo

VARELA, Carmen Augusta  e  MATSUMOTO, César Yojiro. Política pública inovadora de geração de renda e desenvolvimento local: o caso da Câmara de Animação Econômica da Subprefeitura do Itaim Paulista (CAE-IT), São Paulo, Brasil. Rev. Adm. Pública [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 1059-1079. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122012000400008.

O objetivo deste artigo é avaliar, por meio de um estudo de caso único, o funcionamento da Câmara de Animação Econômica da Subprefeitura do Itaim Paulista (CAE-IT), mecanismo pelo qual se buscou fomentar trabalho e geração de renda. A região tem cerca de 380 mil habitantes, um alto índice de violência e um grande número de jovens sem acesso à educação básica e sem oferta de emprego. Diante disso, em 2005, a Subprefeitura articulou-se com uma série de parceiros com quem desenvolveu a ideia da CAE-IT. Inicialmente, buscou compreender a realidade local, através da análise de dados secundários. Em seguida, houve consulta a agentes comunitárias de saúde para compreender quais eram as vocações econômicas da região e em qual público-alvo a política deveria focar esforços. A decisão final foi dar ênfase à promoção de arranjos produtivos locais envolvidos com reciclagem de lixo.

Palavras-chave : política pública; inovação; geração de emprego e renda; desenvolvimento local.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · pdf em Português