SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Innovative public policy of income generation and local development: the case of the Câmara de Animação Econômica of the Itaim Paulista Subprefecture (CAE-IT), São Paulo, BrazilImpacts of the National Irrigation Policy on the socioeconomic development of the North Region of Minas Gerais State: an evaluation of Gorutuba Project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

DAVEL, Eduardo  and  VIANNA, Luiz Gustavo Libório. Gestão-criação: processos indissociáveis nas práticas de um teatro baiano. Rev. Adm. Pública [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 1081-1099. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122012000400009.

Ao longo do desenvolvimento histórico do campo da administração, gestão e criação são, tradicional e implicitamente, consideradas processos antagônicos. A gestão é frequentemente definida como processo de organização e controle, ao passo que a criação é entendida corriqueiramente como processo de diferença, divergência ou desordem para se alcançar algo novo. Esta pesquisa busca fornecer subsídios para se reconsiderar essa situação antagônica. Assim, examinamos a relação entre criação e gestão no contexto de práticas de trabalho no cotidiano de uma organização voltada para o teatro e para a dança. Ao se analisar sistematicamente tais práticas com auxílio do método autoetnográfico, evidencia-se que gestão e criação são processos indissociáveis. As implicações acarretadas por essa indissociabilidade são apresentadas e discutidas à luz da teoria organizacional. A indissociabilidade do processo de gestão-criação e a necessidade de se enfocar a dimensão dinâmica da criatividade conduzem a uma preocupação de alinhamento epistemológico no que se refere à abordagem adotada sobre a gestão. Sugere-se que perspectivas "processuais-relacionais" da gestão são as que melhor potencializam o estudo da dinâmica criativa. Implicações em termos do ensino da administração também são discutidas.

Keywords : gestão; criação; indústrias criativas; gestão teatral; autoetnografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese