SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Rhetoric in the construction of realities in public security: approaches of the systems in the states of Minas Gerais and São PauloMonitoring for the evaluation of regulatory performance of the Brazilian National Institute for Metrology, Quality and Technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Abstract

MONTEIRO, Rosa; AGOSTINHO, Luísa  and  DANIEL, Fernanda. Um diagnóstico da desigualdade de gênero num município em Portugal: estruturas e representações. Rev. Adm. Pública [online]. 2015, vol.49, n.2, pp.423-446. ISSN 0034-7612.  https://doi.org/10.1590/0034-7612130497.

O artigo apresenta uma parte dos resultados de um diagnóstico organizacional com perspectiva de gênero, inserido num projeto mais amplo de elaboração de um Plano para a Igualdade numa Câmara Municipal, em Portugal. Abordou a questão da desigualdade de gênero em duas dimensões. A sua presença nas estruturas de efetivos da organização; a forma como os trabalhadores da autarquia representam a (des)igualdade de gênero, expressa nas suas atitudes relativas a papéis de gênero na esfera pública e privada. Foi realizada análise quantitativa, quer de documentos e dados secundários fornecidos pela autarquia, quer de dados primários resultantes da aplicação de um inquérito por questionário. Concluiu-se que se encontram manifestações da desigualdade em fenômenos como os de segregação ocupacional e vertical, e um reduzido (re)conhecimento dos fenômenos de desigualdade e discriminação.

Keywords : (des)igualdades de gênero; organizações; plano para a igualdade; diagnóstico organizacional; municípios..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )