SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número3Lei de Responsabilidade Fiscal: efeitos e consequências sobre os municípios alagoanos no período 2000-10Desenvolvimento Institucional para uma Boa Governança: o papel das ONGs intermediárias no estado do Pará, Amazônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612

Resumo

BERNARDES, Marciele Berger; SANTOS, Paloma Maria  e  ROVER, Aires José. Ranking das prefeituras da região Sul do Brasil: uma avaliação a partir de critérios estabelecidos na Lei de Acesso à Informação. Rev. Adm. Pública [online]. 2015, vol.49, n.3, pp.761-792. ISSN 0034-7612.  https://doi.org/10.1590/0034-7612119279.

A Lei de Acesso à Informação representa um passo fundamental rumo à consolidação da democracia brasileira. Entre seus preceitos, está a obrigação da disposição de informações na rede sobre a estrutura, funcionamento e prestação de contas dos órgãos/entidades da administração direta e indireta e de todos aqueles que recebem subvenção pública. Considerando sua relevância no contexto atual, este artigo busca, a partir de uma pesquisa mista, analisar como a referida lei está sendo implementada pelas prefeituras da região Sul do país. A partir dessa análise, foi possível mapear os efeitos iniciais da aplicação da lei durante o seu primeiro ano de vigência bem como estabelecer um ranking dos sites, tendo em vista o cumprimento das disposições nela estabelecidas.

Palavras-chave : governo eletrônico; democracia digital; Lei de Acesso à Informação; avaliação de sites; Poder Executivo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )