SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número4Patologias sociais na metrópole de São Paulo: análise socioespacial de indicadores nas subprefeiturasRedes de investimento e o financiamento de campanhas em Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612

Resumo

LEAO, André Luiz Maranhão de Souza; FERREIRA, Bruno Rafael Torres  e  GOMES, Victor Pessôa de Mélo. Um "elefante branco" nas dunas de Natal? Uma análise pós-desenvolvimentista dos discursos acerca da construção da Arena das Dunas. Rev. Adm. Pública [online]. 2016, vol.50, n.4, pp.659-688. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612151913.

Uma das principais controvérsias relativas à realização da Copa do Mundo no Brasil diz respeito à construção de novos estádios, sobretudo aqueles indicados como potenciais "elefantes brancos", como é o caso da Arena das Dunas, em Natal. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os argumentos que constituem os diferentes discursos acerca da construção da Arena das Dunas. Para tal, acessamos três posições discursivas sobre o assunto: dos organizadores, da imprensa e da sociedade civil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação direta e documentos. O método adotado foi a arqueologia foucaultiana e sua análise de discurso. Como lente teórica, adotamos a teoria do pós-desenvolvimento. Nossos achados apontam para duas formações discursivas antagônicas: uma favorável e outra contestadora ao investimento feito na construção da arena.

Palavras-chave : Copa do Mundo; Arena das Dunas; análise de discurso foucaultiana; teoria do pós-desenvolvimento; pós-estruturalismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )