SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612versão On-line ISSN 1982-3134

Resumo

GAGO-CORTES, Carmen  e  NOVO-CORTI, Isabel. Análise das políticas de desagregação e inclusão social no contexto espanhol. Rev. Adm. Pública [online]. 2018, vol.52, n.1, pp.1-23. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612152934.

Na Espanha, muitas ações de erradicação de favelas foram focadas apenas na eliminação dos aspectos mais visíveis do problema, criando discórdia social. Este artigo analisa em que medida as novas políticas de reassentamento e dispersão recentemente implementadas nas favelas do noroeste do país promovem atitudes favoráveis à inclusão social das pessoas deslocadas, a maioria ciganos. Para isso, foi feito um questionário que captura as percepções de dois grupos: os que foram reassentados e as pessoas que os recebem em seus bairros. Por meio da análise de dados quantitativos e exploratória, temos detectado uma boa predisposição social para a inclusão social dos moradores de favelas em habitações normais, identificando os aspectos que necessitam de reforço dessas intervenções.

Palavras-chave : favelas; segregação; inclusão; atitudes; ciganos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )