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Estado, formação de gestores e a pós-graduação em administração brasileira: o caso do PNTE

Estado, formación de gestores y el posgrado en administración brasileña: el caso del PNTE

Resumo

Este trabalho objetiva compreender como o governo brasileiro articulou o Programa Nacional de Treinamento de Executivos (PNTE) no Brasil na década de 1970. O texto discute a importância do PNTE como esforço governamental para disseminação de programas de pós-graduação em administração no país. Além da pós-graduação, o programa teve importante papel na disseminação do management no Brasil. O foco no caso da FGV EAESP se justifica por ela ter sido apontada pelo governo federal brasileiro como escola líder do programa, tendo participado de seu delineamento e coordenado sua implantação. Os dados foram produzidos por meio da análise documental e da técnica de entrevistas semiestruturadas. Priorizou-se uma reflexão sobre o uso de documentos e da memória para a pesquisa histórica em administração e, consequentemente, para registrar a influência do convênio do PNTE na escola, entre os anos de 1972 a 1976. Por fim, inseriram-se nessa discussão as dificuldades ocasionadas pelas reformulações promovidas pelo programa na estrutura e nos cursos da FGV EAESP, além de relacioná-las com o contexto histórico brasileiro da época.

Palavras-chave:
história do ensino em administração; políticas para educação; americanismo; história e administração

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