SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue5Impacts of the Bolsa Família Program on the labor market of Brazilian municipalitiesImages and narratives of the Bolsa Família Program: analysis of the rhetoric in mainstream press author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612On-line version ISSN 1982-3134

Abstract

NERI, Marcelo  and  CAMILLO OSORIO, Manuel. Bolsa Família, tempo na escola e motivações estudantis. Rev. Adm. Pública [online]. 2019, vol.53, n.5, pp.859-878.  Epub Nov 11, 2019. ISSN 1982-3134.  https://doi.org/10.1590/0034-761220180267.

Esta pesquisa analisou o impacto do Programa Bolsa Família (PBF) no tempo na escola, em seus componentes (matrícula, presença e jornada) e nas motivações relacionadas a partir dos suplementos especiais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2004 e 2006. A expansão de 67% na cobertura do PBF no período permite testar efeitos-dosagem desse programa. Não se rejeitaram as hipóteses de impacto do PBF no tempo na escola e em seus componentes. Outra estratégia de identificação revela que os jovens marginalmente elegíveis em idade ao PBF apresentaram chances 62%, 8% e 6% maiores de frequentar a escola, cumprir a presença mínima e estudar mais do que 4 horas por dia, respectivamente, do que os quase elegíveis. Por fim, testes sobre as motivações alegadas para transgredir as condicionalidades escolares não descartam um efeito de alívio de renda corrente proporcionado pelo PBF.

Keywords : educação; jornada escolar; transferências de renda; Bolsa Família; pobreza.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )