SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2O papel da auditoria interna na promoção da accountability nas Instituições de Ensino SuperiorEfeito conjunto da democracia e da liberdade econômica sobre a corrupção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612versão On-line ISSN 1982-3134

Resumo

FERNANDES, Osíris Luís da Cunha; PAIVA JUNIOR, Fernando Gomes de; FERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro  e  COSTA, Marconi Freitas da. A lógica fantasmática do e-government e o discurso da inovação em Cabo Verde. Rev. Adm. Pública [online]. 2020, vol.54, n.2, pp.266-284.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 1982-3134.  https://doi.org/10.1590/0034-761220190156.

O objetivo deste estudo consiste em aprofundar as reflexões sobre o e-government (e-gov) a partir de uma análise do campo discursivo da inovação no setor público em Cabo Verde, sob a ótica da Teoria do Discurso (TD) de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Para tanto, por meio de estudo de caso instrumental e usando o método da retrodução proposto por Jason Glynos e David Howarth e a análise do discurso (de matriz francesa) dos sujeitos que constituíram o e-gov, buscamos desvelar a lógica fantasmática da articulação discursiva dessa prática social. Os resultados mostram, por um lado, que, embora, o e-gov seja uma entidade incompleta, vulnerável e contingente, a identidade dos agentes envolvidos em sua articulação discursiva depende de sua capacidade de reiterar os discursos de “aposta na sociedade da informação”, “e-government como opção estratégica para o desenvolvimento” e “reforma do Estado e modernização administrativa” ao longo do tempo. Por outro lado, o e-gov se revelou um sistema discursivo impregnado de demandas relacionadas a um tecnicismo ocasional e à crença implícita dos agentes do setor público cabo-verdiano de que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelas instituições públicas gera avanços estruturadores na modernização administrativa e na transformação social.

Palavras-chave : e-government; inovação na gestão pública; teoria do discurso; análise do discurso.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )