SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número5Instrumentos e integración de políticas públicas: la red del Registro ÚnicoLos Consejos Nacionales de Justicia y el Ministerio Público en Brasil: ¿instrumentos de accountability? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Administração Pública

versión impresa ISSN 0034-7612versión On-line ISSN 1982-3134

Resumen

PREUSLER, Taísa Scariot; COSTA, Priscila Rezende da; CRESPI, Tatiane Baseggio  y  CIRANI, Claudia Brito Silva. Capacidade relacional: um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Rev. Adm. Pública [online]. 2020, vol.54, n.5, pp.1307-1333.  Epub 02-Nov-2020. ISSN 1982-3134.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220190329x.

A EMBRAPA desempenha papel importante em P&D na geração de inovações. A maioria das inovações é gerada por meio de alianças de P&D com parceiros externos, estimulando a capacidade relacional (CR), ou seja, um construto de gerenciamento estratégico de alianças com proposições de procedimentos que ainda não foram empiricamente verificados. Nesse contexto, investigamos como os processos de capacidade relacional contribuem para gerar inovações. Para tanto, realizamos pesquisa qualitativa utilizando um estudo de caso, baseado em entrevistas, análise de documentos e observação. Três alianças estratégicas de P&D envolvendo a EMBRAPA e parceiros externos foram analisados. A principal contribuição para o avanço do conhecimento é um framework multidimensional para gerar inovações a partir de alianças estratégicas de P&D, com base na evidência empírica dos processos da CR da EMBRAPA e de seus parceiros externos. Este novo framework lança luz sobre como uma empresa pública de pesquisa absorve conhecimento e descobre os processos de institucionalização e repercussão da CR.

Palabras clave : inovação agrícola; alianças de P&D; capacidade relacional; EMBRAPA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )