SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue2A propósito de la jurema: reflexiones sobre el campo religioso brasileñoComunismo ou comunalismo? A política e o "Ensaio sobre o dom" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Antropologia

Print version ISSN 0034-7701

Abstract

DUARTE, Luiz F. D.  and  CARVALHO, Emilio N. de. Religião e psicanálise no Brasil contemporâneo: novas e velhas Weltanschauungen. Rev. Antropol. [online]. 2005, vol.48, n.2, pp. 473-500. ISSN 0034-7701.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012005000200002.

A presença da psicanálise, como saber e instituição, modificou-se bastante no Brasil, desde o final dos anos 1970, quando sua presença e influência visíveis na sociedade e na cultura nacionais tinham atingido o seu auge. Diversas análises recentes apontam para uma descentralização, diversificação e complexificação da oferta psicoterapêutica; ao mesmo tempo em que se reconhece um intenso recrudescimento da oferta de recursos religiosos ou para-religiosos. Inicialmente, esse reconhecimento se concentrou nas alternativas associáveis ao estilo Nova Era, características das camadas médias metropolitanas, que podem ser - frequentemente - consideradas como variações de uma cultura psicologizada. O crescimento da adesão às seitas pentecostais, principal característica dos desenvolvimentos religiosos nas camadas populares, parecia seguir uma outra lógica, também fartamente estudada. Mais recentemente, surgiram mediações entre as religiões evangélicas e pentecostais e a psicanálise que provocaram grande surpresa e inquietação nos meios intelectuais. O diálogo entre a pesquisa de Carvalho sobre esse último processo e a pesquisa de Duarte sobre a dinâmica das cosmologias (Weltanschauungen) religiosas e laicas em confronto na sociedade brasileira contemporânea permite apresentar novas interpretações desse quadro dinâmico.

Keywords : religião; psicanálise; protestantismo; pentecostalismo; psicologização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese