SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológicaQuando se canta o conflito: contribuições para a análise de desafios cantados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Antropologia

versão impressa ISSN 0034-7701

Resumo

AUBERT, Eduardo Henrik. A música do ponto de vista do nativo: um ensaio bibliográfico. Rev. Antropol. [online]. 2007, vol.50, n.1, pp. 271-312. ISSN 0034-7701.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012007000100007.

O presente artigo busca caracterizar as diferentes posições que a musicologia comparada, na primeira metade do século XX, e a etnomusicologia, sua herdeira na segunda metade do século, desenvolveram a respeito do pensamento sobre a música nas culturas que estudaram. Se, em um primeiro momento, a percepção da (in)existência desse pensamento esteve marcada pela oposição à teoria musical ocidental, o reconhecimento da diversidade de seu conteúdo e, depois, de sua forma foi gradualmente conquistando a disciplina. A tal ponto que hoje se pode perguntar, dialeticamente, se, para além da diversidade do pensamento sobre a música, não há uma unidade do pensamento musical como modalidade cognitiva característica da espécie.

Palavras-chave : musicologia comparada; etnomusicologia; teoria musical; pensamento sobre a música; pensamento musical.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português