Acessibilidade / Reportar erro

As desventuras de um conceito: capitalismo histórico e a historiografia sobre a escravidão brasileira* * Este artigo faz parte de um projeto mais amplo financiado pelo CNPq e foi originalmente apresentado na mesa redonda 50 anos de historiografia da escravidão brasileira (1961-2011): balanços e perspectivas. XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH. Anais. USP, São Paulo, julho de 2011, e no SEMINÁRIO ORDEM E RUPTURA EM DEBATE: ESCRAVIDÃO E ALFORRIA. Anais. UFF, Niterói, novembro de 2011. Agradeço aos organizadores desses dois eventos (Sylvia Basseto, Sheila de Castro Faria, Roberto Guedes Ferreira e Márcio de Sousa Soares), bem como aos colegas que dividiram essas mesas comigo (Hebe Mattos, Sidney Chalhoub, João Fragoso e José Flávio Motta) e ao público presente, debatendo o que então expus. Agradeço, ainda, a todos os amigos da Second Slavery Research Network: as questões aqui colocadas são, em grande parte, decorrência de nosso trabalho coletivo.

The misadventures of a concept: historical capitalism and historiography of Brazilian slavery

O artigo explora os meios pelos quais a historiografia sobre a escravidão brasileira tem lidado com o tema do capitalismo nos últimos tempos. Se, entre as décadas de 1930 e 1970, o conceito esteve no centro das preocupações de historiadores e cientistas sociais, a partir de fins da década de 1980, ele desapareceu do horizonte analítico das escolas historiográficas que se firmaram no campo. O artigo avalia as perdas produzidas por tal escolha, apontando a necessidade de operarmos com definições renovadas de capitalismo histórico para avançarmos na compreensão do nosso passado escravista.

Escravidão; capitalismo; historiografia; Brasil


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br