Acessibilidade / Reportar erro

ASILO: DIREITO DE GENTES. ESCRAVOS REFUGIADOS NO IMPÉRIO ESPANHOL* * Este artigo é resultado da pesquisa desenvolvida durante o estágio pós-doutoral sênior, financiado com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

ASYLUM: RIGHTS OF PEOPLES. REFUGEE SLAVES IN HISPANIC EMPIRE

No século XVIII, os reis da Espanha estabeleceram, através de uma abundante legislação, uma política de asilo para os escravos que fugissem de outros domínios para os seus. Este artigo busca rastrear as origens dessa política e estabelecer sua relação com o princípio de "solo livre". Afirmamos que a legislação espanhola em matéria de escravidão influenciou todo o mundo atlântico e para além dele. Esta influência se deveu a que a Espanha tinha um conjunto importante de leis vivas sobre o tratamento dos escravos, resultado de um longo contato entre "povos" que vinha desde os tempos visigodos.

Asilo; escravos; Império espanhol


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br