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ROBERT SOUTHEY, WILLIAM ROBERTSON E A TEORIA DOS QUATRO ESTÁGIOS NA CONSTRUÇÃO DA MACRONARRATIVA DA HISTÓRIA DOS AUTÓCTONES AMERICANOS

ROBERT SOUTHEY, WILLIAM ROBERTSON AND THE FOUR STAGE THEORY IN THE CONSTRUCTION OF THE HISTORY OF THE NATIVE AMERICANS’ MACRO-NARRATIVE

Resumo

A proposta deste artigo é analisar como a articulação da teoria dos quatro estágios serviu de pano de fundo na History of Brazil (1810-1819), escrita por Robert Southey, para o exame das populações que viviam no Brasil, rio da Prata e Paraguai. Além disso, busco mostrar a importância da History of America (1777) de William Robertson para a inserção da história americana dentro da macronarrativa da história universal através da circunscrição dos povos originários como moralmente selvagens e vivendo no estágio de caçadores e coletores. Nesse horizonte de delimitação das sociedades em bárbaras, selvagens ou civilizadas, a History of America de Robertson foi decisiva para a construção dos povos indígenas americanos como vivendo em um estado selvagem. Southey continuou explorando as maneiras e os costumes dos selvagens, realizando um significativo alargamento dos tópicos e esmiuçando as peculiaridades de diversas tribos sem, contudo, deixar de apontar seus modos de subsistência, que se desenvolviam de acordo com estágios previamente delimitados.

Palavras chave
Robert Southey; William Robertson; teoria dos quatro estágios

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