Acessibilidade / Reportar erro

RESFRIAMENTO DAS SOCIEDADES QUENTES? - CRÍTICA DA MODERNIDADE, HISTÓRIA INTELECTUAL, HISTÓRIA POLÍTICA* * Este artigo começou a ser escrito em 2014, durante meu pós-doutorado na École des hautes études en sciences sociales, em Paris, sob a supervisão do professor François Hartog, realizado graças ao financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O texto retoma parte das discussões apresentadas em meu livro Astronomia das constelações humanas sobre as experiências temporais nas sociedades contemporâneas. No prefácio ao referido livro, o professor Hartog, tendo lido a primeira versão deste artigo, dialoga com as ideias aqui apresentadas, caracterizando o presentismo como um “hiper-aquecimento das sociedades quentes”. HARTOG, François. “Prefácio”. In: IEGELSKI, Francine. Astronomia das constelações humanas. Reflexões sobre Claude Lévi-Strauss e a história. São Paulo: Humanitas, 2016, p.23.

COOLING OF HOT SOCIETIES? - CRITIQUE OF MODERNITY, INTELLECTUAL HISTORY AND POLITICAL HISTORY

Resumo

Esse artigo faz das interpretações de Claude Lévi-Strauss e François Hartog acerca da mudança da sensibilidade europeia sobre o tempo e a história, quando da passagem do século XX para o XXI, um ponto de partida para tratar da crítica aos ideais da modernidade que marca as ciências sociais e humanas na atualidade. Em seguida, discutiremos as relações entre os pares modernidade/tempo histórico, de Reinhart Koselleck, e presentismo/regimes de historicidade, de François Hartog. Por fim, para demonstrar a fertilidade dessa maneira de relacionar história e antropologia, apresentaremos uma proposta de abordagem do diverso espectro das experiências temporais vivenciadas no contexto político, histórico e literário do Brasil contemporâneo, tendo como referência o processo de redemocratização e suas promessas de futuro.

Palavras-chave
Modernidade; presentismo; tempo brasileiro

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br