Acessibilidade / Reportar erro

IMPRENSA, ESFERA PÚBLICA E MEMÓRIA OPERÁRIA – RIO DE JANEIRO (1880-1920)* * Este texto é resultado de pesquisa em andamento financiada com bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj. Agradeço aos pareceristas ad hoc pelas sugestões e contribuições ao texto.

PRESS, PUBLIC SPHERE AND WORKING MEMORY IN RIO DE JANEIRO (1880-1920)

Resumo

A experiência de trabalhadores com a imprensa na cidade do Rio de Janeiro constitui-se no interior do movimento de ampliação da cultura letrada, dos circuitos de comunicação social e das tensões que marcaram esse processo na passagem do século XIX para o XX. Este artigo mapeia a distribuição espacial desses periódicos e suas redações e analisa a atuação dos mesmos como espaços de organização e afirmação da presença pública dos trabalhadores na cidade. Destaca, no interior dessa imprensa, as iniciativas voltadas para a produção e coleta de testemunhos históricos procurando compreendê-las como estratégias de afirmação de identidades operárias e de legitimação de suas memórias e histórias.

Palavras-chave
Imprensa operária; comunicação social; cultura letrada

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br