Acessibilidade / Reportar erro

GANHAR A VIDA. UMA HISTÓRIA DO BARBEIRO AFRICANO ANTÔNIO JOSÉ DUTRA E SUA FAMÍLIA. RIO DE JANEIRO, SÉCULO XIX* * Este artigo é uma versão profundamente modificada e acrescida de novas pesquisas do meu texto homônimo publicado no CD-Rom: PORTO, Angela. Doenças e escravidão: Sistema de saúde e práticas terapêuticas. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2007. Escrever sobre Antônio José Dutra e sua família está intrinsicamente ligado à minha participação como assistente de pesquisa do professor Zephyr Frank no projeto “Roots of inequality: wealthholding in Southeasthern Brazil, 19th century”. Frank publicou em 2004 o livro Dutras’s world: Wealth and family in nineteenth century Rio de Janeiro (Entre ricos e pobres: O mundo de Antônio José Dutra no Rio de Janeiro oitocentista, traduzido no Brasil em 2012) sobre a inserção de Antônio José Dutra na ordem social da Corte. Eu enveredei pelos meandros familiares e culturais de sua história e de seus filhos.

“GANHAR A VIDA”. A STORY OF THE AFRICAN ANTÔNIO JOSÉ DUTRA AND HIS FAMILY. RIO DE JANEIRO, 19TH CENTURY

Resumo

Este artigo versa sobre as artes dos barbeiros-sangradores e músicos no Rio de Janeiro oitocentista, centrado na história de um deles: Antonio José Dutra. O texto também esboça traços biográficos de seus herdeiros. O patriarca, natural do Reino do Congo, veio escravo para o Brasil e obteve alforria no início da década de 1820. Em 1849, quando morreu, possuía uma barbearia, uma banda, 13 escravos e dois imóveis. Era pai de seis filhos naturais, frutos de três relacionamentos. Se, por um lado, os filhos não lograram o mesmo sucesso do pai, por outro, o seu legado cultural e financeiro foi fundamental para suas vidas remediadas de negros livres numa sociedade escravista.

Palavras-chave
Século XIX; Rio de Janeiro; barbeiros-sangradores; família negra; banda de música

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br