Acessibilidade / Reportar erro

A EMIGRAÇÃO COMO FORÇA CIVILIZADORA: PORTUGUESES NAS COLÔNIAS AFRICANAS E NO BRASIL INDEPENDENTE* * Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq na modalidade Auxílio à Pesquisa. Agradeço ao professor Diogo de Abreu, diretor do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, pelo apoio durante a pesquisa em Portugal onde foram visitados os acervos da Biblioteca da Assembleia Nacional da República de Portugal, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca Distrital do Porto. Virtualmente, foi consultado o acervo digital da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (www.fd.unl.pt).

EMIGRATION AS A CIVILIZING FORCE: THE PORTUGUESE IN THE AFRICAN COLONIES AND IN THE INDEPENDENT BRAZIL

Resumo

A análise de boletins da Sociedade de Geografia de Lisboa, dos inquéritos parlamentares sobre a emigração e de estudos de alguns pensadores contemporâneos permite focalizar os movimentos migratórios ultramarinos, inserindo-os na expansão colonialista portuguesa com propósitos específicos de configuração do império em África entre o final do século XIX e o início do XX. O objetivo é investigar a defesa da emigração de portugueses para as possessões africanas como alternativa ao processo de colonização em contraponto ao tradicional destino brasileiro, com suas perspectivas econômicas individuais e nacionais representadas pelas remessas.

Palavras-chave:
Emigração; colonização; Império colonial português; Sociedade de Geografia de Lisboa; Brasil

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br