Acessibilidade / Reportar erro

DICIONÁRIOS INFANTIS DE PEDRO BLOCH: COMPÊNDIOS SOBRE A GRACIOSA SABEDORIA DA CRIANÇA

PEDRO BLOCH’S CHILDHOOD’S DICTIONARIES: COMPENDIUMS ABOUT THE CHILD’S GRACEFUL WISDOM

Resumo

Na segunda metade do século XX, o médico foniatra e escritor Pedro Bloch (1914-2004) publicou livros infantis e tratados sobre a voz e a fala de crianças. Bloch ouvia os pequenos e registrava suas interpretações do mundo, que soavam engraçadas. Neste artigo analisamos como fontes seus dois dicionários infantis (1998 e 2001), partindo da hipótese de que eles marcam o surgimento de uma nova posição da criança na cultura e na sociedade, na qual ela passa a exercer papel de interlocutora legítima. Metodologicamente nossa leitura se escora no ideário de autores como R. Darnton, J. Huizinga, R. Williams e, especialmente, da História cultural do humor de J. Bremmer e H. Roodenburg, que apostam na comicidade como chave para a compreensão de fenômenos históricos e culturais, o que concluímos ter ocorrido nesses volumes que consideram o posicionamento infantil e apontam a possibilidade de uma nova escrita da história da criança.

Palavras-chave:
Criança; dicionário; história; humor; Pedro Bloch

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br